santoinocencio

                                                                                           “NOS CAMINHOS DE INOCÊNCIO”

A Comunidade Católica Recanto de Maria, não apenas recebeu a relíquia de 3ª classe de Santo Inocêncio Mártir, (manto) mas também a missão de difundir a devoção a este jovem santo.

E assim tudo começou…

Durante a JMJ Rio 2013 realizada na cidade do Rio de Janeiro a Comunidade Recanto de Maria recebe e acolhe 282 peregrinos vindos da Diocese de Jacarezinho/PR e recebe do Pe. Luciano Enes o convite para uma missão na cidade de Tomazina/PR, obediente a palavra de nosso Vigário Episcopal Dom Roberto Lopes, onde nos motiva a ir ao encontro dos irmãos, só houve uma resposta possível ao convite do Pe. Luciano Enes, SIM.

Começamos então uma corrida para angariar os recursos para a missão, que ainda nem sabíamos quando e o que seria. Tivemos a confirmação que a missão seria preparar e conduzir a parte espiritual do I retiro de carnaval, cujo tema foi “Só por Amor”, e assim nos dirigimos para a cidade de Tomazina/PR com 09 missionários da comunidade e mais 02 amigos do Recanto.

Dois fatos interessantes que marcaram o Recanto de Maria, foi à recepção e a despedida.
Ao chegarmos na cidade por volta das 13h do dia 01/03, fomos abraçados e acolhidos por um delicioso banquete, e então o Pe. Luciano Enes, nos pede para irmos para a Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Matriz) e lá estavam os jovens, Leandro Muniz e Dani Reis, os quais nos apresentaram a história de Santo Inocêncio Mártir, em dado momento foi comentado que a paróquia quis doar parte da relíquia para algumas cidades, e uma delas seria o Rio de Janeiro, mas que este desejo ainda não tinha sido concretizado, na hora tive a vontade de pedir só um pedaço do manto, já que a doação que falavam era de parte dos ossos do santo, mas me contive e cheguei a comentar com alguns membros sobre este impulso, mas passou, e todo o retiro aconteceu, inclusive uma explosão de amor e alegria que envolveu a todos, e todas as expectativas em relação ao retiro foram mais que superadas.

Ao final do retiro quando da despedida no dia 05/3 novamente o Pe. Luciano nos envia para paróquia onde os jovens Leandro e Dani nos falam de… Santo Inocêncio Mártir, só que desta vez para nos presentear com uma relíquia de 3ª classe (manto) e esta foi a resposta que Deus me deu, pois quando ainda no Rio, durante a JMJ e recebendo o convite do Pe. Luciano, perguntava ao Senhor porque nós fomos chamados para esta missão?

Já dentro do ônibus durante nossa volta comecei a perguntar ao Senhor e a Santo Inocêncio Mártir, “o que queres que eu faça com esta relíquia?” Fazer um relicário e expor na Comunidade era óbvio e certo, mas só isso? Perguntei? Não era só isso que Deus e Santo Inocêncio Mártir queria, então Deus me dá a seguinte moção: “Nos Caminhos de Inocêncio” e é isto que a Comunidade Recanto de Maria pretende fazer, uma peregrinação com a relíquia pelas paróquias do Rio de Janeiro, afinal conta à história que a primeira cidade brasileira a receber as relíquias de Santo Inocêncio Mártir quando vindas da Itália foi o Rio de Janeiro.

Então no dia 23/3 quando do encerramento do I Encontro Vocacional “Preparai o Caminho”, tivemos a Santa Missa presidida por Dom Roberto Lopes e este nos abençoou com a relíquia ao final da missa e nos encorajou para que realizássemos o projeto “Nos Caminhos de Inocêncio” e assim a Comunidade Recanto de Maria daria 09 passos?

1) Confecção de um relicário para transportar a relíquia (manto);
2) Oração do Tríduo em Honra a Santo Inocêncio Mártir;
3) Missa de entronização da relíquia na Comunidade Recanto de Maria;
4) Agendamento com as paróquias que desejarem receber e acolher a relíquia;
5) Criação de uma mostra com fotos, imagens e histórias de Santo Inocêncio Mártir, para serem expostas antes da chegada da relíquia nas paróquias;
6) Oração do Tríduo em Honra a Santo Inocêncio Mártir pelos fiéis da paróquia acolhedora da relíquia;
7) Registro da peregrinação e veneração, através de livro de presença, fotos, filmes e depoimentos dos fiéis;
8) Peregrinação com os fiéis uma vez por ano ao santuário de Santo Inocêncio Mártir em Tomazina/PR;
9) Entrega dos livros e registros em geral para os arquivos do santuário.